A Administração Educacional e o Marketing

Postado por em jun 25, 2013 em Educação | 0 comentários

O marketing é utilizado pela administração educacional como uma ferramenta para mensurar a melhor forma de aproveitar seus recursos através do planejamento estratégico, possibilitando utilizá-los para atrair e suprir os desejos dos seus clientes.
Segundo Philip Kotler e Karen F. A. Fox (1994, p. 24), “marketing é análise, planejamento, implementação e controle de programas cuidadosamente formulados para causar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo e alcançar os objetivos institucionais. Marketing envolve programar as ofertas da instituição para atender às necessidades e aos desejos de mercados-alvo, usando preço, comunicação e distribuição eficazes para informar, motivar e atender a esses mercados”.
Esta definição evidencia o papel do marketing como instrumento para que o administrador educacional possa trabalhar com os seus mercados-alvo através de programas (cursos / serviços).
Os programas terão o intuito de satisfazer às necessidades e desejos do público-alvo, buscando proporcionar trocas involuntárias, e, assim, atingindo os objetivos traçados pela universidade ou faculdade.
O marketing auxilia o administrador educacional na descoberta de mercados-alvo mais atraentes e específicos, conforme a oferta de cursos / serviços oferecidos pela instituição de ensino superior. Ele irá orientar os esforços mercadológicos da instituição para o cliente e não para o que a mesma pressupõe ser mais adequado, segundo seus próprios interesses.
Utilizando o composto de marketing (produto, preço, promoção e ponto), a administração educacional, tendo realizado o planejamento estratégico de marketing da instituição, poderá trabalhar diretamente nele, priorizando determinados elementos em detrimento de outros, com o intuito de manter ou melhorar sua posição competitiva no mercado perante a concorrência.
O planejamento estratégico de marketing julga, com base na missão institucional ou do negócio, analisar a sua realidade interna (forças e fraquezas) e no mercado externamente (oportunidades e ameaças), fazendo os ajustes necessários para que seus objetivos, capacidades e oportunidades se adeqüem da melhor forma possível ao ambiente competitivo, o qual está em constante mutação.

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